Foi lançado nesta quarta-feira, 13, o edital do Vestibular Unificado 2024/1 do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Nesta edição, são ofertadas 2983 vagas, que estão divididas entre cursos técnicos (ensino médio) e de graduação (ensino superior). No campus Araguatins estão disponíveis 484 vagas, as inscrições vão de 18 de setembro a 26 de outubro.
A grande novidade neste vestibular é a oferta do curso de Medicina Veterinária no Campus Araguatins, o primeiro da região do Bico do Papagaio. O quadro de cursos e a distribuição de vagas está disponível no anexo XV do edital.
Quadro de oferta de vagas:
Quadro de vagas retirado do edital no link: anexo-15-quadro-de-distribuicao-de-vagas-edital-83.pdf
As vagas estão distribuídas entre cursos técnicos integrados ao ensino médio (29 cursos), técnicos concomitantes ao ensino médio (2 cursos), técnicos subsequentes ao ensino médio (4 cursos) e de graduação (36 cursos). Ofertados nas cidades de: Araguaína, Araguatins, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Lagoa da Confusão, Palmas, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional.
As pessoas interessadas em concorrer a uma dessas vagas podem realizar sua inscrição por meio do preenchimento do formulário de inscrição disponível na página seja.ifto.edu.br/20241. A confirmação da inscrição é feita com o pagamento de uma taxa, que é de R$ 20 para os cursos técnicos e R$ 40 para os cursos de graduação.
Isenção da taxa de inscrição
Pessoas que estudaram integralmente em escola pública ou que foram bolsistas integrais em escolas particulares e que possuam renda familiar de um salário mínimo e meio por membro da família podem solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição. As instruções para solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição estão descritas no item 9 do edital.
Cotas e ações afirmativas
Para democratizar o acesso ao ensino, o IFTO disponibiliza 50% do total de vagas ofertadas para candidatos que estudaram integralmente em escola pública. Além desta condição, essas vagas estão divididas de modo a atender pessoas com deficiência e que se autodeclaram pretas, pardas ou indígenas. Além disso, o IFTO reserva vagas para ações afirmativas, que visam atender a perfis regionais das localidades nas quais as unidades do IFTO estão concentradas. A descrição de todas as vagas reservadas está no 7 do edital, bem como a documentação comprobatória necessária a ser apresentada pelo candidato.
Mín. 17° Máx. 26°